(11) 2241-0006 | (11) 2919-0167 | (11) 9 4745-4257 contato@multilix.com.br

Se você possui entulhos oriundos de obras, reformas e atividades da construção civil em sua residência e/ou empresa, é fundamental ter ciência de que cada tipo de resíduo é categorizado em uma classe, sendo devidamente destinado para fins condizentes com a constituição de seu próprio material. Conheça as classes que caracterizam os tipos de resíduos segundo a Resolução CONAMA 307/2002 e qual a solução mais adequada para transportar o entulho de sua obra.

Os resíduos recebidos pela Multilix são os Classe A, Classe B e Classe C. Os de Classe D são resíduos perigosos e não podem ter a mesma destinação que as outras classes, portanto a Multilix não recebe.

CLASSE A
Os entulhos de Classe A são resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados na obra como agregados. Exemplos: materiais cerâmicos, tijolos, azulejos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto e solos oriundos de obras de terraplanagem. Quando não aproveitados, esse tipo de entulho deve ser destinado para usinas de reciclagem ou aterros de resíduos da construção civil.

CLASSE B
O entulho englobado na Classe B são os resíduos que encontram aplicações para outros fins. Exemplos: papel e papelão, plásticos, metais, vidros, madeiras e gesso liso e drywall. Há detritos recicláveis dessa classe, como o papel, papelão e PVC. É muito importante que haja uma correta separação desses detritos no canteiro de obras e estrutura devidamente sinalizada. Esses itens podem ser enviados às áreas de transbordo e triagem (ATTs), que se encarrega de dar a destinação adequada a esses resíduos.

CLASSE C
São resíduos que não permitem reciclagem ou recuperação para fins de reutilização. Esses componentes devem ser o desperdício minimizado. Os restos de materiais de entulhos categorizados da Classe C devem ser separados dos demais (Classe A, B e D), encaminhados para aterros sanitários ou Áreas de Transbordo e Triagem.

CLASSE D
Todos os resíduos de classe D são considerados perigosos e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, quando geridos de forma inadequada. Esses resíduos não são recebidos e transportados pela Multilix.

É fundamental observar que as empresas que recebem os resíduos para o seu eventual transporte tenham a consciência ambiental e de sustentabilidade para o fato de que todo o entulho deve ser manejado com total segurança, expertise e certificações junto aos órgãos regulamentadores, a exemplo do trabalho conduzido pela nossa empresa.